domingo, 5 de fevereiro de 2012

Amor Fraterno

                
“Não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo, pois quem ama o próximo está cumprindo a lei.” Rm 13, 8
          Amados irmãos e irmãs, fomos criados à imagem e semelhança de um Deus que é uno e trino, que é todo amor. Em nós, existe esta força imensa que é capaz de transformar todas as situações de trevas em luz. Em Cristo Jesus contemplamos esta força ilimitada do amor, que concede ao homem a salvação, mesmo sem ele merecer. Grande é este amor de Deus! Que nos envolve e fortalece e assim, nos garante a graça da felicidade.
       Portanto, cada um de nós munidos deste amor eterno, temos nesta terra, a grande missão de ser amor para todas as pessoas. E é bom entender isso, pois ser “Cristão é ser amor”, como nos diz um cântico conhecido da nossa Igreja. Também devemos compreender que, um dos grandes atos de amor é ser verdadeiro diante de Deus. Sobretudo, em nossas relações fraternas.
      A sinceridade é uma marca de um homem de fé, sem ela não temos como testemunhar a luz de Cristo para as pessoas. Em nossa vida fraterna, esta virtude deve sempre se fazer presente, mais ainda nos momentos difíceis, que normalmente a vida proporciona.

     “Se o teu irmão pecar contra a ti, vai corrigi-lo, mas em particular, as sós contigo!” Mt 18,15
Na vida de uma família ou até mesmo entre amigos, não se deve passar a “mão na cabeça” de quem está no erro e não quer se corrigir, nem “fazer vista grossa” perante um filho ou um amigo, que quer permanecer no erro. A correção fraterna é sinal de interesse pelo outro, como também, sinal de amor e salvação. O próprio Jesus agiu desta forma diante dos pecadores, acolhendo-os, entretanto rejeitando totalmente o pecado.
Amizade é diferente de cumplicidade, o verdadeiro amigo quer o bem do outro e não o seu mal. A correção fraterna nos garante relacionamentos construídos na verdade, ou seja, convivências mais sadias, que crescem fundamentadas no amor. Queiramos irmãos nos aproximar das pessoas que nos ajudem a ser amigos de   Jesus, a viver uma vida de santidade, só deste modo, viveremos de uma maneira mais segura neste mundo.
      Que a Doce Mãe de Deus interceda por nossas amizades, e que o bom Deus nos faça pessoas mais fraternas.
                    Deus abençoe a todos!
                                                                         
                                          
                                                                              Pe José André, CDMD