terça-feira, 23 de agosto de 2011

3° Semana de Agosto, dedicada aos Religiosos e Religiosas

       A Vocação religiosa é vivenciada, por aqueles que deixam sua casa e família, e passam a viver segundo a vontade de Deus em uma ordem, comunidade ou congregação. No terceiro domingo do mês de agosto, nós lembramos a vocação religiosa, e por coincidência esse ano celebramos o dia do religioso no mesmo dia em que celebramos a solenidade da assunção de nossa senhora, a Virgem Maria que foi assunta ao céu. Portanto, a nossa reflexão sobre a vida religiosa se situa dentro de uma celebração Mariana instituído em 1950, o dogma Maria mãe de Jesus. Podemos dizer que foi Maria a primeira Religiosa, pois ela vivenciou de forma profunda a castidade concebendo um filho não por um ato conjugal e sim por obra e graça Divina; Maria, esta mulher extraordinária, instrumento indispensável para a vinda do Salvador do mundo, aparece na primeira leitura deste domingo como “o grande sinal que apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, com a lua debaixo de seus pés”
(Apoc 12, 1)
     Podemos dizer, de fato, que os Religiosos e Religiosos, que vivem sua consagração com alegria e disposição em edificar o Reino de Deus, são assim como Maria, sinais da presença de Deus na terra. Infelizmente o mundo capitalista onde vivemos não entende que um jovem com seus 20 anos ou menos deixe de exercer uma profissão para seguir a vida Religiosa, acham isso uma coisa inútil, não vendo que o mais importante é a colaboração desses jovens para a edificação do Reino de Deus e a conversão de outros Jovens, e por esse motivo de que muitos não entendem esse chamado é que a messe se torna grande e os operários poucos, como diz a palavra de Deus: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, portanto, ao Senhor da messe para que envie trabalhadores para a sua messe.” (Mt, 9; 37-38).
Mas Graças a Deus, o Senhor tem ouvido as súplicas do seu povo e não têm faltado pastores para o seu rebanho e nem trabalhadores na sua messe, principalmente essas novas comunidades e congregações fundadas no século XX, estão obtendo muitas vocações em suas casas e ordens.
         Rezemos pelas vocações Religiosas, para que todos eles sejam felizes.


                                                                                               Cássia Maximino