segunda-feira, 18 de abril de 2011

PROGRAMAÇÃO SEMANA SANTA

DOMINGO:08 DA MANHÃ PROCISSÃO DE RAMOS .
SEGUNDA:16 DA TARDE MISSA DOS ENFERMOS.19 DA NOITE MISSA MÃE RAINHA
TERÇA:15 DA TARDE CAMINHADA PENITENCIAL SAINDO DE LAGOA DE DENTRO A SERRA DA RAIZ.
QUARTA: 19 DA NOITE OFICIO DAS TREVAS.
QUINTA: 17 DA TARDE MISSA DE LAVA PÉS E APOS A MISSA ADORAÇÃO AO SANTISSIMO ATÉ AS 00Hs DA NOITE EM SEGUIDA PROCISSÃO DO SILENCIO.
 SEXTA:12 DA TARDE OFICIO DA AGONIA E 15 DA TARDE CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO E APOS A PROCISSÃO DO SENHOR MORTO.
SABADO:20 DA NOITE MISSA DO ALELUIA.
DOMINDO: MISSA DE PASCOA 09 DA MANHÃ
obs: oficio de segunda a quinta feira 5:30 da manha

Palavra de Dom Lucena sobre semana santa( fonte: pascom diocese de guarabira)

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Viver a Semana Santa

Escrito para o blog Fato a fato

            Viver a Semana Santa é viver os mistérios da vida de Cristo e os mistérios da nossa própria vida. O adjetivo de santa expressa os principais mistérios da nossa fé: paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Celebramos os momentos mais importantes da nossa salvação.
            Viver a Semana Santa é fazer memória do mistério do amor de Deus, que se manifestou na entrega confiante de Jesus ao Pai, até a morte na cruz, por fidelidade à sua missão. Mais ainda: signifca celebrar o mistério do amor de Deus que sustentou Jesus em seu calvário e o ressuscitou, o glorificou, o fez sentar-se à sua direita, constituindo-o Cristo, Messias e Senhor.
            A Igreja exorta aos fiéis que na Sexta-feira Santa observem os sinais de penitência em respeito pela entrega de Cristo. Assim, convida-nos à prática do jejum e da abstinência de carne. Muitos perguntam sobre o sentido de não comer carne, mas peixe. Este simboliza Cristo. Isso se deve ao fato de as iniciais da palavra peixe na língua grega ser: Jesus Cristo, Filho de Deus Salvador. Cristo que oferece sua própria carne como alimento para todos. E pedimos a Deus que, pelo sangue de Cristo derramado na cruz, nos santifique pela sua constante proteção. Que nosso jejum e abstinência de carne sejam expressão de solidariedade em relação aos nossos irmãos.  Não fazer da Semana Santa ocasião de festas, barulhos e bebedeiras. É preciso renunciar-nos em favor do outro, colocar a vida do outro sempre em primeiro lugar.
            Com sua entrega por nós, Jesus santificou essa Semana, e nós a santificamos com nosso compromisso cristão.
            A Semana Santa é, para muitos, um feriadão; para outros, uma devoção, para o comércio, oportunidade fantástica de vendas; para outros, ainda, um momento especial de meditação, oração e renovação da fé. E para você, o que siginifca “viver a semana santa”?
            Deveríamos  encontrar-nos  todos juntos, atentos, solícitos e unidos para uma participação plena, digna, piedosa e amorosa, nas celebrações da Semana Santa. Por um motivo claro e profundo: o Mistério Pascal. As celebrações têm por finalidade tornar vivo o mistério de Cristo, que se entrega ao Pai por nós, e fazer-nos participantes deste seu dom, vida e comunhão com o Pai. Celebrando, vivemos tudo aquilo que fazemos através dos ritos celebrados. A Palavra de Deus anuncia a Salvação presente e os sinais sacramentais tornam presente ao cristão esta salvação.
            Em nossas comunidades, participemos ativamente das celebrações da Semana Santa. É o encontro da comunidade com Jesus vivo, que quer atuar em nossas vidas. Que todos tenham uma Santa Semana.
                       
Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena 
          Bispo Diocesano de Guarabira