terça-feira, 9 de agosto de 2011

Mês de Agosto, Mês vocacional, 1° semana dedicada aos Sacerdotes.


      O Mês de agosto é considerado pela Igreja Católica como o mês vocacional, destinando-se assim cada semana do mês a uma vocação, ou seja, um serviço chamado por Deus para servir ao seu povo.  A primeira semana é dedicada ao sacerdote (padre) Pastor que guia sua igreja, A segunda é dedicada à família na figura do pai e da mãe, responsáveis por educar seus filhos segundo os preceitos de Deus, a terceira e dedicada ao catequista que tem a missão e vocação de evangelizar e ensinar o caminho de Deus, e a Quarta é dedicada aos leigos que participam com toda a comunidade religiosa da vida da Igreja.
         Essa primeira semana de 07 a 13 de Agosto dedicamos aos padres. O Dia do Padre é celebrado oficialmente em 4 de agosto, data da festa de São João Maria Vianney, desde 1929, quando o Papa Pio XI o proclamou:
"homem extraordinário e todo apostólico, padroeiro celeste de todos os párocos de Roma e do mundo católico, homem simples, com pouca inteligência e quase sem nenhuma instrução, conseguiu transformar a sua paróquia, em Ars, na França, numa comunidade de amor a Deus. Daí passou a ser conhecido como “o Cura d’Ars”. Foi no confessionário que viveu intensamente seu apostolado, todo entregue às almas, devorado pela missão, integralmente fiel à vocação.” (Prof. CARVALHO Dieikson).
            Dentro da missão evangelizadora Quem é o padre? O padre é alguém escolhido por Deus, para dar continuidade à missão evangelizadora de Jesus na Terra; por meio de graça e vocação o padre age na vida de sua comunidade, e em nome de Jesus ele perdoa pecados, e traz a benção de Deus para a vida de seus fiéis. É ele que alimenta os fiéis através da eucaristia o pão vivo descido do céu, o corpo e sangue, alma e divindade de Jesus. A exemplo da figura do Bom pastor, o padre deve ser esse pastor que guia e protege o seu rebanho, deve estar no meio da comunidade, nas paróquias, pastorais, escolas, hospitais, e em especial no meio dos menos favorecidos, pobres e marginalizados da sociedade, sendo assim, sinal de Deus na vida de todos.
         Por tudo isso é que não se deve deixar de manifestar a gratidão de todos os católicos aos sacerdotes, e dizer: “O PADRE DEVE CONTINUAR  A DAR A MAIOR FORÇA A MISSÃO EVANGELIZADORA NAS COMUNIDADES CRISTÃS” – rezemos no dia do Padre para que eles se mantenham fieis a missão.

                                                                                                                           
                                                                                                                            Abraços!  
                                                                                                                      
                                                                                                                          Cássia Maximino

Nenhum comentário:

Postar um comentário